A APSEI – Associação Portuguesa de Segurança foi designada pelo Instituto Português da Qualidade para coordenar a Comissão Técnica 42 (CT 42), responsável pela produção de normas na área da segurança e saúde do trabalho, designadamente no campo dos equipamentos de proteção individual, exposição ocupacional, ergonomia e sistemas de gestão.

Incrementar a participação de Portugal nas votações de normas europeias e conseguir o envolvimento dos principais intervenientes da segurança e saúde do trabalho em Portugal na normalização são os principais desafios da APSEI na gestão da CT 42”, afirma Maria João Conde, secretária-geral da associação.

O anúncio desta atribuição foi feito por Jorge Marques dos Santos, presidente do Instituto Português da Qualidade (IPQ), na abertura do IV Fórum Normalização da Segurança em Portugal que decorreu no Auditório do Instituto Português da Qualidade, no Monte da Caparica, onde estiveram presentes mais de duzentos profissionais da segurança. O responsável do IPQ referiu que esta nova atribuição vem confirmar a qualidade do trabalho que tem sido desenvolvido pela APSEI no âmbito da normalização.

A atribuição da Comissão Técnica 42 – Segurança e Saúde do Trabalhador à APSEI traduz um voto de confiança do Instituto Português da Qualidade, que entrega à associação portuguesa de empresas e profissionais de segurança a terceira comissão técnica, após a Comissão Técnica 46 – Segurança contra incêndio e símbolos gráficos e Comissão Técnica Eletrotécnica 79 – Sistemas de alarme” conclui Maria João Conde.

A Normalização é a atividade destinada a estabelecer, face a problemas reais ou potenciais, disposições para a utilização comum e repetida, tendo em vista a obtenção do grau ótimo de ordem, num determinado contexto. Consiste, de um modo particular, na formulação, edição e implementação de normas.